Nosso último encontro do GESTAR II, que parecia tão distante há poucos meses atrás, finalmente aconteceu. Nossa Oficina Avaliativa II foi no salão da SRE de Teófilo Otoni, compartilhamos um proveitoso momento de aprendizado entre cursistas e formadores de Língua Portuguesa e Matemática. O encontro foi cheio de burburinhos, pois todos tinham algo a dizer sobre o programa de ensino aprendizagem e sua implementação nas escolas.
Nossa coordenadora Irislene Rocha fez a abertura do encontro com uma mensagem de otimismo e palavras de agradecimento, além de apresentar slide com algumas fotos das oficinas. Nós, professores-formadores, também apresentamos vídeos e fotos com o trabalho de alguns de nossos cursistas.
Mas o foco da oficina foi uma dinâmica que tinha como objetivo principal levar o cursista a expor as suas impressões sobre o GESTAR II.
As sensações que os cursistas sentiram inicialmente em relação ao GESTAR foram o medo do desconhecido, a vontade de aprender, a curiosidade, a alegria de poder participar, expectativas que, no decorrer dos “avançando na prática” e das oficinas, foram se concretizando ou desaparecendo.
Não é fácil trilhar os caminhos na educação, é necessária uma dose diária de motivação para que o processo de ensino-aprendizagem seja intenso e aponte para o sucesso, certamente o GESTAR serve de suporte nesta caminhada. Desta forma, ao final do programa, não havia somente sensações, emoções, havia algo concreto, os cusistas já carregavam consigo a certeza de que venceram uma importante etapa na sua vida profissional: fazer um curso de capacitação que simplesmente traduz o desejo de transformação e a luta do inovador e dinâmico contra o desgastado e estagnado.
A busca pelo conhecimento foi o que motivou muitos dos cursistas a prosseguir na nova trajetória de aprendizado. Muitos fizeram o GESTAR II até o fim porque precisavam inovar a prática pedagógica com atividades diferenciadas. Para estes cursistas o GESTAR II significa de fato a obtenção de novas estratégias de ensino.
A Oficina Avaliativa II marcou o fim dos encontros presenciais aos sábados, das listas de chamadas, dos relatórios impressos, mas assinalou o começo de uma nova prática, de uma nova abordagem. Por isso espero que a sua participação no GESTAR faça toda diferença na sua vida profissional. Parabéns por chegar até aqui!