Para iniciarmos a oficina referente às unidades 21 e 22, analisamos antes algumas das estratégias relacionadas ao planejamento e à revisão durante a escrita de textos. Organizamos assim um tópico com a finalidade de discutirmos o conteúdo destas duas unidades:
• Estratégias / tipos de argumentação;
• Diferenças entre convencer e persuadir o leitor;
• Objetivo do texto argumentativo.
As cursistas que atuam na perspectiva do G2 já utilizam um método para trabalhar o texto argumentativo em sala de aula. Trocaram sugestões, mostraram como elaboram o processo de aquisição do conhecimento prévio com o aluno além de indicar caminhos para levar o aluno a repensar sua prática de escrita.
Esboçamos estratégias de planejamento para que nossas cursistas possam trabalhar com seus alunos os processos de revisão textual na argumentação:
• “O que eu disse até agora? O que estou tentando dizer?
• Será que eu gosto do que escrevi? O que é tão bom aqui, que eu possa entender?
O que não é bom que eu possa arrumar?
• Como meu texto soa? Como parece?
• O que meu leitor ou leitora pensará, quando ler isto? Que indagações poderão fazer? O que observarão? Sentirão? Pensarão?
• E o que farei a seguir?”
E também fizemos um levantamento dos passos seguidos por elas para trabalhar textos argumentativos:
• Explicação da teoria;
• Linguagem (tipo)
• Observação das dificuldades (argumentar, estruturar, alunos que não se informam)
• Usar textos de revistas e jornais para servir como base (conhecimento prévio construído na sala de aula)
• Paralelos e citações (formas de enriquecer o texto argumentativo)
• Estratégias (trabalhar com o GT carta ao leitor e picar texto para que o aluno o organize)
Quanto à aplicação da atividade e confecção do relato “avançando na prática”, não pudemos fazer muito, pois a Superintendência de Ensino nos deu um prazo curto para concluirmos as oficinas do G2. Desta forma, tivemos que marcar nossa 1ª oficina de 2010 para o dia 6 de fevereiro, ou seja, as cursistas deveriam aplicar as atividades logo na primeira semana de aula. Porém, sabemos que o trabalho que envolve o texto argumentativo e revisão textual é complexo e requer um número significativo de aulas para que o professor alcance seus objetivos.
Partimos então para a atividade proposta na Oficina 11, e percebemos que as táticas que as cursistas utilizaram para dar continuidade à crônica de Moacyr Scliar podem ser utilizadas pelos seus alunos, pois o universo do carnaval faz parte da vivência cultural deles.
Terminamos mais um encontro após uma explanação das un. 23 e 24.
• Estratégias / tipos de argumentação;
• Diferenças entre convencer e persuadir o leitor;
• Objetivo do texto argumentativo.
As cursistas que atuam na perspectiva do G2 já utilizam um método para trabalhar o texto argumentativo em sala de aula. Trocaram sugestões, mostraram como elaboram o processo de aquisição do conhecimento prévio com o aluno além de indicar caminhos para levar o aluno a repensar sua prática de escrita.
Esboçamos estratégias de planejamento para que nossas cursistas possam trabalhar com seus alunos os processos de revisão textual na argumentação:
• “O que eu disse até agora? O que estou tentando dizer?
• Será que eu gosto do que escrevi? O que é tão bom aqui, que eu possa entender?
O que não é bom que eu possa arrumar?
• Como meu texto soa? Como parece?
• O que meu leitor ou leitora pensará, quando ler isto? Que indagações poderão fazer? O que observarão? Sentirão? Pensarão?
• E o que farei a seguir?”
E também fizemos um levantamento dos passos seguidos por elas para trabalhar textos argumentativos:
• Explicação da teoria;
• Linguagem (tipo)
• Observação das dificuldades (argumentar, estruturar, alunos que não se informam)
• Usar textos de revistas e jornais para servir como base (conhecimento prévio construído na sala de aula)
• Paralelos e citações (formas de enriquecer o texto argumentativo)
• Estratégias (trabalhar com o GT carta ao leitor e picar texto para que o aluno o organize)
Quanto à aplicação da atividade e confecção do relato “avançando na prática”, não pudemos fazer muito, pois a Superintendência de Ensino nos deu um prazo curto para concluirmos as oficinas do G2. Desta forma, tivemos que marcar nossa 1ª oficina de 2010 para o dia 6 de fevereiro, ou seja, as cursistas deveriam aplicar as atividades logo na primeira semana de aula. Porém, sabemos que o trabalho que envolve o texto argumentativo e revisão textual é complexo e requer um número significativo de aulas para que o professor alcance seus objetivos.
Partimos então para a atividade proposta na Oficina 11, e percebemos que as táticas que as cursistas utilizaram para dar continuidade à crônica de Moacyr Scliar podem ser utilizadas pelos seus alunos, pois o universo do carnaval faz parte da vivência cultural deles.
Terminamos mais um encontro após uma explanação das un. 23 e 24.
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