quinta-feira, 15 de abril de 2010

Oficina 4: 10 de abril de 2010




Aproveitamos da melhor maneira possível os momentos de aprendizado que o GESTAR nos ofereceu. Toda oficina foi oportunidade de crescimento profissional e também pessoal. Na oficina 4 não foi diferente, Introduzimos o encontro fazendo um apanhado da a teoria. Uma vez que as unidades 7 e 8 contemplam a análise literária, utilizamos um slide como referência, na intenção de gerar um momento de reflexão e debate entre as cursistas. Não faltaram questionamentos como:

•O que é literatura?

•Que conceito tem nosso aluno sobre literatura?

• É possível trabalhar textos literários com os nossos alunos sem antes trabalhar o significado de palavras como subjetividade, objetividade, conotação, denotação, plurissignificação, e estética?

Estes termos estão sempre presentes no universo literário e faz-se necessário sim, familiarizar o aluno com este vocabulário, para tornar o processo de aprendizagem mais significativo.

Na socialização dos resultados das atividades “Avançando na prática”, Edna Sueli mais uma vez nos deu o seu relato. “Como queria trabalhar com meus alunos do 9º ano as figuras de linguagem, mais precisamente os recursos gráficos, optei pelo avançando na prática da página 128 do TP2. A atividade também serviu para sanar uma dúvida deles que, antes, confundiam onomatopeia com interjeição”.

Edna levou para a sala de aula alguns gibis, com o objetivo de observarem as ocorrências de onomatopeias dentro da historia e a função que esta figura exerce nos quadrinhos.

Após esta observação veio a proposta: levar o aluno a utilizar aquelas onomatopeias na produção de uma tirinha, charge ou cartoon. O resultado da atividade transformou-se num mural. Veja abaixo as fotos:




Oficina 4

As cursistas analisaram a charge de quino da página 154 do TP2 e responderam às questões. Houve uma dúvida quanto à figura de linguagem presente na charge: Ironia ou paradoxo?

Na produção de texto, todas escolherem o bilhete como gênero. E não se esqueceram de transportar a ironia presente na charge para o bilhete:

Caro senhor,

Tendo em vista o seu conhecimento e sua postura, admira-se a sua postura de humilhar o seu empregado. Saiba que a leitura enriquece, mas o senhor pelo visto continua pobre.

Edna

Encerramos este encontro fazendo uma breve reflexão sobre o aprendizado que o TP2 nos proporcionou. Algumas cursistas preferiram as unidades que trazem os aspectos da análise linguística, outras gostaram de rever as figuras de linguagem que nos ajudam na análise e compreensão do texto literário. Porém, o mais importante é saber nós recebemos com muita gratidão tudo que o G2 nos proporcionou.

Esta foi a nossa última oficina dos TP’s, esperaremos então a Oficina Avaliativa que será no dia 24 de abril.



Nenhum comentário:

Postar um comentário