quarta-feira, 24 de junho de 2009

13 de junho de 2009: Oficina 5


A mensagem “Sementes” deu início ao encontro do dia 13 de junho, ressaltei a importância de fazer com que a experiência no GESTARII seja uma “semente” que deve ser inserida no contexto escolar de maneira satisfatória para que o aluno reconheça na linguagem e em seu aprendizado algo prazeroso e significativo.
Após leitura das unidades 9 e 10 da TP3 (orientação passada para as cursistas no encontro do dia 30/05), elas escolheram e aplicaram um Avançando na Prática na sua sala de aula. Segundo os relatos, algumas adaptações foram necessárias para direcionar a atividade para a realidade das turmas.
Em forma de mesa redonda, as experiências começaram a ser trocadas. Percebi que as cursistas não ressaltaram as dificuldades encontradas na aplicação das atividades no relatório. Desta forma, foram orientadas a relatar a experiência na execução das atividades apontando também as dificuldades, o porquê da escolha daquele gênero textual, quais foram as estratégias utilizadas para que a leitura não ficasse apenas no nível da leitura objetiva, em que medida o diagnóstico da turma e o planejamento foram importantes para que a aplicação da atividade tivesse um resultado satisfatório e outras observações que devem norteá-las na elaboração de um relatório mais técnico.
Na construção das atividades da Oficina 5, as professoras cursistas mostraram-se bastante empolgadas. Cada uma buscou elaborar atividades com base na realidade de suas turmas. Algumas escolheram o texto de Manuel Bandeira, por fazer no título referência a outro gênero textual (a notícia) e pela possibilidade de reestruturação textual. Desta forma, elas levaram em consideração os aspectos da narrativa que estão presentes no poema: quem, onde, como, o quê e por quê, além dos verbos de ação.
Na música de Gilberto Gil, as cursistas puderam explorar questões como ritmo e rimas, além da associação com o mundo do trabalhador que também pode ser explorada através de imagens de operários.
No momento final, as cursistas foram orientadas sobre a seleção de textos que farão parte de seu portfólio, além dos relatórios e das fotos, elas devem selecionar outros textos que julguem pertinentes enquanto teoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário