domingo, 11 de outubro de 2009

Oficina 10: Estilo, Coerência e Coesão - 19 de setembro de 2009



Iniciamos a oficina 10 com a confecção de um novo cronograma para definir as datas das próximas oficinas. Foi difícil entrar em um consenso e infelizmente não há tantos sábados disponíveis até o final do ano letivo. Veja abaixo as datas dos encontros até o final de 2009:

• 02 de outubro
• 17 de outubro
• 07 de novembro

Nas unidades 19 e 20, a construção da coerência textual continua em foco, o que levou Edna Sueli a trabalhar o quebra-cabeça textual, avançando na prática da página 196. A montagem do texto original a partir dos recortes tem como objetivo principal levar o aluno a criar um texto coerente; segundo Edna, todos atingiram a proposta: “foi o melhor Avançando na prática de todos”. A cursista Antônia aplicou a mesma atividade aplicada por Edna, o quebra-cabeça textual, porém alguns alunos não organizaram o texto com base no encadeamento lógico das idéias.
Com esta atividade, os alunos também perceberam que nem sempre o texto fica incoerente fora da sequência original. Conforme o relato de Antônia, alguns alunos, apesar de não fazerem a colagem como a original, conseguiram montar um texto coerente. Os dois textos menos coerentes, segundo a cursista, foram resultado de pressa e falta de atenção. Várias cursistas aplicaram a mesma atividade e utilizaram a mesma tática: textos recortados para que os alunos colassem e comparassem o original com a colagem. Ao final, as professoras comentaram a atividade e seu resultado com os alunos, este é um fator primordial para que eles possam reconhecer a importância do uso adequado dos conectores.
Na parte III da oficina, as cursistas mais uma vez puderam explorar a criatividade. A atividade selecionada exigiu a elaboração de um texto publicitário, o que vai levar as cursistas a acionar seu conhecimento lingüístico e raciocínio lógico, além de adaptar as atividades elaboradas para o nível de conhecimento dos alunos.
Surgiram textos bastante criativos na oficina. Edna Sueli escolheu criar um texto publicitário que divulgasse a eficácia de um produto de beleza, veja abaixo o resultado:


Nem invente comprar este creme hidratante se você é preguiçosa e descuidada com sua pele, pois este produto exige de você muito tempo e cuidado.
Se não se ama, desista!
Não use este hidratante.
Hidratante "Milagre"
Vai transformar sua pele!!!


Na última etapa da oficina, as cursistas apresentaram o resultado do trabalho às colegas e todas refletiram e comentaram sobre a linguagem empregada nos textos e o nível de interpretação. Mais uma vez o trabalho apresentou um resultado satisfatório. Concluímos então os estudos do TP 5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário