Para iniciarmos a oficina livre, as cursistas receberam orientações sobre a metodologia do projeto. Utilizamos slides para repassar estas informações.
Nas oficinas anteriores, elas foram orientadas a escolher um tema para desenvolver o projeto que faz parte da carga horária do Gestar II. Deveriam então detectar as principais dificuldades enfrentadas por suas turmas e também possíveis soluções para sanar ou amenizar estas dificuldades.
Após as reflexões, as cursistas optaram por desenvolver um projeto abordando os gêneros textuais. Objeto de estudo do Caderno de Teoria e Prática 3, este tema despertou o interesse das cursistas pelo fato de o conteúdo ser abordado de forma dinâmica. Constataram que é fácil levar o aluno a classificar o gênero dos textos trabalhados em sala de aula, porém, muitas vezes, o texto não é trabalhado de forma contínua, esta abordagem não proporciona ao aluno o desenvolvimento de habilidades e competências como a percepção da intertextualidade, o raciocínio lógico não é estimulado. O trabalho com o texto em sala de aula, na maioria das vezes, desenvolve-se de maneira estanque. Em outras palavras, não é suficiente para o aluno apenas conhecer o gênero do texto, ele precisa estar envolvido em diferentes situações de uso da linguagem para que o seu conhecimento seja medido de forma diferenciada, precisa ir além da memorização de conteúdos e fórmulas.
A leitura e escrita constituem dificuldades comuns da maioria dos alunos do 6º ao 9º ano e as provas sistêmicas exigem deles a habilidade na análise de charges, textos publicitários, etc, ou seja, uma interpretação textual que vai além do que está explícito.
Sendo assim, um dos objetivos do projeto é fazer com que o aluno, ao entrar em contato com o texto na sala de aula, acione seu conhecimento prévio, detecte marcas de intertextualidade, consiga fazer as devidas inferências e dissocie textos que utilizam linguagem verbal e não verbal.
O projeto das cursistas, além de enfocar o trabalho com o gênero textual no seu contexto sociocomunicativo, busca melhorar a performance de leitura e escrita dos alunos.
Tópicos do projeto elaborados na Oficina Livre no dia 02 de outubro:
• Tema
• Problemática
• Objetivo geral
• Objetivos específicos
• Justificativa
• Cronograma
Nas oficinas anteriores, elas foram orientadas a escolher um tema para desenvolver o projeto que faz parte da carga horária do Gestar II. Deveriam então detectar as principais dificuldades enfrentadas por suas turmas e também possíveis soluções para sanar ou amenizar estas dificuldades.
Após as reflexões, as cursistas optaram por desenvolver um projeto abordando os gêneros textuais. Objeto de estudo do Caderno de Teoria e Prática 3, este tema despertou o interesse das cursistas pelo fato de o conteúdo ser abordado de forma dinâmica. Constataram que é fácil levar o aluno a classificar o gênero dos textos trabalhados em sala de aula, porém, muitas vezes, o texto não é trabalhado de forma contínua, esta abordagem não proporciona ao aluno o desenvolvimento de habilidades e competências como a percepção da intertextualidade, o raciocínio lógico não é estimulado. O trabalho com o texto em sala de aula, na maioria das vezes, desenvolve-se de maneira estanque. Em outras palavras, não é suficiente para o aluno apenas conhecer o gênero do texto, ele precisa estar envolvido em diferentes situações de uso da linguagem para que o seu conhecimento seja medido de forma diferenciada, precisa ir além da memorização de conteúdos e fórmulas.
A leitura e escrita constituem dificuldades comuns da maioria dos alunos do 6º ao 9º ano e as provas sistêmicas exigem deles a habilidade na análise de charges, textos publicitários, etc, ou seja, uma interpretação textual que vai além do que está explícito.
Sendo assim, um dos objetivos do projeto é fazer com que o aluno, ao entrar em contato com o texto na sala de aula, acione seu conhecimento prévio, detecte marcas de intertextualidade, consiga fazer as devidas inferências e dissocie textos que utilizam linguagem verbal e não verbal.
O projeto das cursistas, além de enfocar o trabalho com o gênero textual no seu contexto sociocomunicativo, busca melhorar a performance de leitura e escrita dos alunos.
Tópicos do projeto elaborados na Oficina Livre no dia 02 de outubro:
• Tema
• Problemática
• Objetivo geral
• Objetivos específicos
• Justificativa
• Cronograma
Nenhum comentário:
Postar um comentário