domingo, 11 de outubro de 2009

Oficina 9: Estilo, Coerência e Coesão - 12 de setembro de 2009


Novamente nos encontramos para a realização de mais uma oficina. As cursistas estavam ansiosas para saberem quais seriam as novidades do 2º encontro de Formadores do GESTAR II, que aconteceu em Belo Horizonte do dia 24 a 28 de agosto.
Aproveitamos para falar sobre a elaboração e desenvolvimento do projeto que faz parte da carga horária do programa.
Discutimos também sobre algumas atividades propostas nas unidades 17 e 18, a questão do estilo, que no texto é intencional, altamente subjetivo. A atividade da página 15 do TP5, o texto “Cada um é um” ilustra para as cursistas de maneira bem humorada a questão da subjetividade como marca de estilo textual.
Para socializar as experiências das cursistas com o Avançando na prática, fizemos um círculo e as falas foram constantes, todas querem contar qual foi a reação dos alunos na produção de mais um texto.
Felizmente o resultado relatado tem sido positivo, a cursista Ingrid nos contou que suas aulas foram elogiadas por uma aluna.Edna Sueli aplica as atividades do Gestar constantemente em suas aulas, o trabalho com o material do G2 já faz parte de seu planejamento.
Quando questionadas sobre as dificuldades encontradas na aplicação das atividades do programa, as cursistas apontaram como principal dificuldade a falta de material. Algumas não recebem nem mesmo cartolina para realização dos Avançando na Prática. Muitas delas têm que gastar com xerox para que a atividade seja realizada com sucesso.
Quando questionei as cursistas sobre as dificuldades teóricas encontradas pelos alunos na produção dos textos, a resposta foi unânime:
“Por mais que o aluno tenha dificuldades para produzir as atividades propostas, ele vai tentar e vai aprender”.
Desta forma otimista, nossas cursistas trabalham, encaminham seus alunos à prática. É o fazer para aprender.
Na parte III da oficina 9, as cursista analisaram os aspectos da construção de sentido do texto publicitário da página 255 do TP5.
A tonalidade das fotos que servem de auxílio visual ao texto conduz o leitor, de modo coerente, na interpretação do texto escrito. O destaque dado à questão ecológica transmite ao leitor idéia de nacionalismo (cita as cores da Bandeira Nacional).
Fica evidente a intencionalidade de propagar uma imagem positiva da empresa, que além de ter preocupação com o meio-ambiente “uma empresa verde”, trabalha com responsabilidade social.
As cursistas analisaram de que modo linguagem verbal e não-verbal se articulam formando um enunciado coerente.
No último momento da oficina, introduzimos a metodologia para confecção do projeto através de slides, mas o tempo não foi suficiente para repassar tantas informações para as cursistas. Agendamos nosso próximo encontro para o dia 19 de setembro de 2009, quando concluiremos o trabalho com o TP5 e daremos continuidade às explanações sobre o projeto que será desenvolvido e implementado pelo professor cursista em sala de aula como parte integrante do Gestar II.

Nenhum comentário:

Postar um comentário